segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Antecedentes da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa - Parte 5 - 01/01/59

IPBVF - Década de 60
O ano de 1959 seria muito especial para o presbiterianismo brasileiro. Afinal, aquele seria o ano do Centenário da Igreja. A IP do Brás era pastoreada pelo Rev. Boanerges Ribeiro, homem arguto, enérgico e um visionário. Com ele, a igreja do Brás se tornaria uma forte plantadora de novas igrejas.
Após a compra do terreno da Rua Arapoca no final de 1957, os presbiterianos da Vila Formosa dedicariam o ano de 1958 à construção de um pequeno salão e foi assim que registraram esta intenção: “Resolve-se começar os estudos para aproveitamento do terreno, imediatamente levantando no mesmo um pavilhão de 12 metros por 8 metros, construindo-se da forma mais simples possível, a fim de que, se for o caso, facilitar sua demolição na ocasião que se construir o templo definitivo”.
A ousadia, coragem e desprendimento destes irmãos, chefiados pela forte liderança do Rev. Boanerges e o empenho daquelas poucas famílias fez com que o plano fosse posto em operação. A IP Brás, solicitou ao Presbitério de São Paulo a ordenação do jovem bacharel em teologia, Daniel Mariano da Silveira e o fez seu pastor auxiliar em 1958, designando-o para trabalhar na Congregação de Vila Formosa. Foi um ano de muito trabalho, coroado com muito êxito e a consolidação de um forte grupo de irmãos.
No dia 01 de janeiro de 1959, designada pelo Presbitério de São Paulo, reuniu-se no salão da Congregação a Comissão Organizadora da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa. Presidida pela Rev. Boanerges Ribeiro, tendo como convidado especial o Rev. Jacob Silva, que pregou o texto de Mateus 16.13 a 20. Naquele dia, foram arrolados 84 membros para a congregação.
Membros Maiores - Anailda A. Barreto, Acelino Fernandes, Augusta Barbosa, Alice Azevedo, Antonieta Fernandes, Anastácia A. dos Santos, Augusta Agostinho da Silva, Aquila Pereira, Benedito R. de Carvalho, Carmem Oliveira, Clemente Lopes da Silva, Catarina Pereira Garcia, Delfino de Oliveira, Doracinda Coutinho Ramos, Doraci Fernandes Machado, Dimas Izidoro Melo, Daniel P. da Silva, Deise Fernandes Machado, Dimei Teixeira, Denir Pereira de Souza, Eurípedes R. Carvalho, Eunice Aguiar dos Santos, Edite Batista da Silva, Eli Batista de Vasconcelos, Eliezer Batista de Macedo, Elisa Pereira Toledo, Elizete Cipriano de Oliveira, Francisco Marcelino da Silva, Francisco Vieira de Morais Filho, Francisco dos Santos, Gerson Pereira da Silva, Gediel Pereira de Souza, Inez Terezinha da Sailva, Jair Machado Garcia, Josefa Afonso Martins, Josina Costa, Jetro Pereira da Silva, João Pereira de Souza, João J. Martins, José Rodrigues Veloso, Luzia Teixeira de Morais, Leázaro Pereira de Souza, Maria Barbosa de Carvalho, Mariana Morais, Maria Teixeira dos Santos, Maria de Oliveira, Miguel Pereira da Silva, Natalina Mascelani, Odete Agostinho da Silva, Paulo Machado, Paulo Mascelani, Paulo Antonio da Silva, Palmira Valim, Lucília Lopes da Silva, Paulo Rodrigues de Carvalho, Palmira Lorenzano de Carvalho, Rute A. da Silva, Renato Candido de Oliveira, Sebastiana Moreira, Zaqueu Galdino, Zulmira Costa, Berenice Batista Farias, Erondina Alvarenga.
IPBVF - Culto de Gratidão 59 anos - Fevereiro 2018
Membros Menores - Ademir Galdino, Cleide Teixeira de Morais, Cleide Pessoa Garcia, Cleonice Teixeira de Morais, Cleusa Teixeira de Morais, Claudete Teixeira de Morais, Ezequiel Cezar Silva, Doroty Fernandes Machado, Enéas Pereira da Silva, Getúlio Machado Filho, Georgina Lopes da Silva, Jesiel Martins, Jairo Galdino de Azevedo, Jael Galdino de Azevedo, Janete Lorenzano de Carvalho, Leny Pereira da Silva, Lúcia Rodrigues de de Carvalho, Jair Garcia Filho, Milton Lorenzano de Carvalho, Marcos Cesar da Silva, Rubens Cesar da Silva, Sérgio Galdino de Azevedo, Silas Lopes da Silva, Maria Terezinha da Silva, Vilma Pessoa Garcia, Wagner Batista Farias, Zoraide dos Santos, Waldir Batista Farias.
Algumas famílias que trabalharam na congregação continuaram sua caminhada na IP Brás, mas estes foram arrolados em Vila Formosa e seguiram nessa grande história de serviços ao Rei. Louvado seja Deus por tudo isto e o que se seguiria na jornada de fé da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa. (Fonte: Atas da Comissão Administradora da Congregação e Ata da Comissão Organizadora da IP Vila Formosa). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!