segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Antecedentes Históricos da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa - 1942-1950 - Parte 1

Linha de ônibus Vila Formosa-Lgo Passaindu - 1942
(arquivo do Sr. Rogério de Moura - cineasta)
"Sob a égide do Sr. Delfino de Oliveira, da Sra Branca Sampaio de Souza e Balduíno Sampaio d eSouza nasceu esta Congregação no dia 22 de novembro de 1942. A primeira Escola Dominical reuniu-se na casa da Sra Branca, na antiga Rua 8 e o primeiro culto realizou-se em casa do Sr. Delfino de Oliveira. Foi deveras promissor o início da novel congregação, visto que mais de 80 pessoas estiveram presentes à primeira reunião" - foi assim que o Rev. Daniel Mariano da Silveira, primeiro pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa, começou a Ata Histórica do Livro 1 do Conselho da IPBVF.
O Conselho da IP Brás tomou conhecimento de que estas reuniões estavam acontecendo por iniciativa dos membros da própria igreja e, no mês de dezembro daquele ano, decidiu organizar um trabalho naquele nascente bairro, chamado Vila Formosa.
Naquele ano, pastoreava a Igreja do Brás o Rev. Paulo Pernasseti, o qual conduziu o Conselho na decisão de alugar uma casa na Rua 8, para instalar e fazer funcionar uma Congregação Presbiteriana. O irmão Delfino foi nomeado orientador do trabalho e da comissão de visitas, além de se tornar o primeiro zelador da congregação em dezembro de 1942. A Sra Adília de Oliveira liderou a primeira campanha financeira para ajudar a congregação em dezembro de 1942, tendo como finalidade a compra de uma árvore de Natal e a aquisição de presentes para as crianças.
No ano seguinte, o Rev. Alfredo Tone Steim assumiu a condução da IP do Brás e muito incentivou os irmãos da Vila Formosa no seu trabalho. Além dele, um grupo de homens da Sociedade Missionária Rev. Álvaro Reis (esta sociedade seria o equivalente à UPH - União Presbiteriana de Homens) foram os principais responsáveis pelo fomento do trabalho, pois se tornaram os financiadores da Congregação da Vila Formosa, ajudando na manutenção do aluguel do imóvel.
Alguns anos se passaram e a pequena congregação tinha vinte membros regulares que assistiam ao trabalho, liderados pelo Sr. Delfino de Oliveira e pelo carismático Diácono da IP Brás, Sr. Azarias Silveira Costa.
Em 1950, um jovem chegou à também jovem Congregação e logo se tornaria um dos grandes promotores do trabalho, trata-se do Sr. Benedito Rodrigues de Carvalho, que veio para a congregação com a sua família, pai, mãe e irmãos. Nesta mesma época, outro cristão exemplar mudou-se para o bairro, fixando o seu comércio na região, o Presb. Bolivar Delfini, cuja família muitos bons serviços prestaria à causa presbiteriana em Vila Formosa.
Foi assim, com simplicidade, coragem e muito amor, que a IPBVF começou a sua jornada de viver para o Rei. 

(Fonte: LIvro de Atas do Conselho - Volume I - Ata Histórica; Livro de Atas da Comissão de Administração da Congregação; Texto pessoal do Sr. Presb. Dolivar Delfini, depoimento colhido pela família).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!