segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Antecedendes da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa - 1957 a 1958 - Parte 4

Foto de 1964 - em frente ao pequeno salão construído em 1958

Em junho de 1958, os campos de futebol da Suécia deram ao mundo a genialidade de um menino de 17 anos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, começava o seu reinado no futebol mundial. Ele e Garrincha, além de Djalma Santos, Vavá e Zagallo, conduziriam o Brasil ao primeiro título mundial. 

Meses antes do triunfo brasileiro nos campos de futebol, uma história se inicia em outubro de 1957 no campo presbiteriano da Vila Formosa. Depois de enfrentar uma crise, devido ao impasse entre alguns membros e o Presb. Dolivar Delfini quando às condições do terreno e a construção da igreja, os irmãos resolveram pedir ao Conselho da igreja do Brás autorização para vender aquele terreno e adquirir nova propriedade.  
Em novembro daquele ano, acertou-se a venda da propriedade da Praça Sampaio Vidal e foi nomeada a Comissão para compra de uma nova propriedade. Quem nos conta um pouco desta história é o próprio Presb. Dolivar em um depoimento pessoal, registrado por sua família:
“Todas as manhãs, ao abrir a farmácia, eu costumava andar um pouco em frente da mesma, para ajudar o tempo passar e numa dessas manhãs, passava ali um freguês antigo, e meu amigo, carregando ferramentas de marceneiro. Quando perguntei o que ele ia fazer com elas, ele me disse que ia trabalhar no madeiramento do telhado de uma casa. Como eu sabia que ele era dado ao vício de tomar uns traguinhos, eu lhe disse para tomar cuidado, pois se caísse lá de cima poderia morrer e teria de ser enterrado e que terra na Vila Formosa é muito cara. Ao que ele me respondeu:‘Terreno é caro para quem não sabe onde tem barato’. Então lhe perguntei se sabia onde teria um terreno barato, ao que me respondeu: ao lado de minha casa tem um terreno que há muito tempo está à venda. Interessei-me pelo negócio e dizendo isso a ele, logo me falou que a sua mulher tinha o endereço da dona do terreno e me autorizou a ir à sua casa pedir à sua esposa o tal endereço, que prontamente me atendeu. 

A dona do terreno (Dna Ana Nicobskz) havia se mudado para Santos e seu novo endereço constava no atual. Fui para Santos, encontrei a mulher e dizendo que me interessava pelo terreno, ocasião em que ela me perguntou para que eu queria o terreno e quando eu lhe disse que a Igreja Presbiteriana do Brás iria construir ali um templo, ela quase desmaiou. Recobrando-se, ela perguntou-me se era verdade o que acabara de lhe dizer e quando confirmei, a mulher me disse que era presbiteriana e que para se construir um templo no seu terreno, ela faria qualquer negócio. Então compramos o terreno”.
Assim, no ano de 1958 os presbiterianos de Vila Formosa marcaram um gol de placa e se mudaram para um novo endereço, a  Rua Arapoca, onde, ainda naquele ano, começariam a construção de um galpão de 8x12m. Nesta pequena construção dariam seguimento à sua abençoada história de serviço ao Rei. Deus estava à frente desta obra! 

(Fonte: Depoimento pessoal do Presb. Dolivar Delfini - Arquivo da Família Delfini)

4 comentários:

  1. Que benção quando Deus esta no negócio não tem como dar errado as coisas se encaixam perfeitamente linda história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Wilson... você é nosso convidado para o culto de domingo... será uma grande alegria tê-lo por aqui.

      Excluir
  2. Frequentei ipvf dos anos 62 a final de 75, fui eleito diácono depois presbítero, casei nesta amada igreja. Pastor oficiante Rev Abel, irmão verdadeiro e amigo impar. Estou nesta foto, só alegria e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Presb. Helio Machado... com certeza sua liderança foi uma bênção em nossa igreja. Marcou era!! Será que sua família poderá vir ao nosso culto de aniversário... por favor, são nossos convidados.

      Excluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!